terça-feira, 8 de junho de 2010

DIÁRIO DE DÓRIS REGINA NOGUEIRA

IX


Paguei o preço da espera lenta, dando-te meu silêncio, minha única razão. Assisti ao teatro de humanos, tomei cuidado com as sombras que a lua projetava pelos muros, pelo chão. E tudo, na verdade, te devolvia na imagem caleidoscópica dos espelhos onde refletiam cigarros já queimados até o filtro, acenando a solidão que colhi. 
Amadureci. Deixei que os ratos comessem do açúcar o amargo da minha razão, e o doce restante se renovava, do nada, a passos largos: era chegada a hora de me despedir da vida antiga, preparar tudo ao meu redor, jogar fora um passado roto, encaixotar discos, diários, livros e lembranças dos dias contigo vividos. Precisava sobretudo me preparar pra ti. Quanto isso levaria? Quantos anos eu tinha então?
Alcancei a plenitude antes até de tê-la vivido. Cartelas de cores de tinta pras paredes ainda nuas, sofá-cama, prendedores, box duplo, armários embutidos, adesivos coloridos, toalhas rendadas... O amor tem destas coisas: te enxergava em cada fio de eletricidade, em cada lâmpada apagada do castelo que desenhava pra nós.
Senti, no durante, tamanha plenitude que não pude perceber o que já estava distante - eu-não-pensava-em-nada.  Meus dedos roçavam os mesmos velhos objetos de antes, apenas distintamente dispostos... e cada toque servia pra devolver-me sensações sentidas: me fizeste lembrar que sou alma que é prendida num corpo. Corpo sensível à tua mera existência. Corpo que respira em sonho teu sono. Corpo cujo doce reservei-te. A cada caixa que abria, saíam retratos teus, molduras minhas feito corpo a te envolver.
Esperava por ti e fui te buscar. Faltava-nos ainda um último retoque: pendurar na parede o relógio, ajustar seus ponteiros, porque nele

o tempo, leve,
leva embora
relógios de cera
já sem hora.

esboroada espera
embora seja
agora,
senhora,
a hora
não demora:

a semana
já sumiu
resta apenas
nós
as nuvens
e a aurora.

...

2 pitacos:

cintilante disse...

carolina, sua maravilhosa! que deleite é ler teus textos e poesias. de lamber os beiços!
só cresce.

Edna Hornes disse...

Tanta Doris na Carol, que até transborda. E que linda!

Adorei.