terça-feira, 10 de março de 2009

Auf der anderen seite

[Ayten, fugindo da polícia turca]

[te mete com o título em alemão! quem vê até pensa que eu entendo alguma coisa ^^
é que era a minha chance, minha oportunidade de aqui mostrar toda a minha erudição :B]

já que o novo conto ainda não tá pronto, vou a mais uma resenha-indicação-encheção-pagação-de-pau:
ontem, também lá na Sala Redenção, vi "Do outro lado" (o título original dá título a esta postagem), co-produção de Alemanha e Turquia, dirigido por Fatih Akin.
eu diria que o filme vale a pena principalmente pela sequência de acontecimentos que, de forma não convencional, vai aproximando os personagens, que já possuem uma ligação estabelecida desde o início do filme. além disso, o contexto em que a trama é criada é muito atual e pertinente: a entrada de países pobres para a União Européia. o filme traz à baila o questionamento a respeito da certeza, da confiança que se tem em tal bloco político e econômico, como se a entrada nele fosse resolver, milagrosamente, diferenças que estão em âmbitos diversos e complementares: política, cultura, poder econômico. muito representativa uma cena, pequena e aparentemente sem importância, em que o advogado turco diz a Lotte: "isso aqui é a Turquia" (como quem diz: aqui não é a Europa, aqui tudo é possível e passível). a personagem Ayten, ativista política e fugitiva em Istambul e Hamburgo, mostra: não seria essa promessa de UE apenas mais uma forma de colonialismo das grandes potências em relação aos pobres? e em troca de quê? de um direito de ser um europeu geográfica e politicamente? é, hoje em dia tem seu valor um passaportezinho! mas, na prática, o que isso muda na vida das pessoas? os miseráveis passam a ter o que comer?
a forma como a trama se resolve também vale todo o filme, não nos subestimando com pieguices água-com-açúcar, com os velhos clichezões.

é uma pena que só tenha mais uma exibição neste ciclo, hoje às 16h. fica a indicação, no entanto. a Nana disse ter encontrado o filme para baixar.


1 pitacos:

Nana disse...

é, vou baixar!
viu o persona ontem?
diga que sim!!