
bom, mas o que falar? na hora h eu ñ sei exatamente o que dizer...
vamos pelo começo: o filme é uma animação, criada a partir dos quadrinhos autobiográficos de Marjane Satrapi, uma iraniana que acaba tendo que sair de seu país em função da revolução islâmica.
é, na parte histórica do oriente médio, sinto-me altamente prejudicada (é uma história de fato complicada, o que me faz não me sentir tão ignorante), só que não é fundamental saber dela para compreender o filme.
o que eu destaco, o que faz do filme algo tão belo, na minha opinião, é a forma como ela desvela a cultura de seu país para nós, ocidentais. a forma como ela, uma criança e depois uma moça, enxerga os costumes locais, como o uso do véu, por exemplo. eu quase cheguei a escrever aqui, mas pensei melhor e não o fiz: ia dizer que ela era uma pessoa comum. na verdade, sua família era altamente politizada e moderna para a época e o país, muito impregnado pela cultura religiosa. mesmo assim, ajuda-nos a repensar aquilo que chega até nós, quando o assunto é oriente médio e as pessoas que lá vivem. a forma como questões de identidade são trazidas também me agradaram muito, tanto aquilo que a menina de oito anos traz, como a futura mulher Marjane.
bom, outro ponto que me pegou em cheio foi a boa dosagem de drama e de humor: há partes dramáticas fortes, que me levaram ao famoso nó na garganta [e às lágrimas, ainda bem!], e as tiradas engraçadas da protagonista, lembrando muito a Mafalda em seu humor e personalidade. Outra personagem que merece destaque é sua avó, com suas lições, seus conselhos e seus jasmins!
é isso, ficou a dica!
[gostei tanto do filme, mas taaanto, que além de encher o saco das pessoas, para que lhe assistam, ontem comprei o livro (= ]
P.S.: a quem possa interessar, colo aqui o link com a programação da sala Redenção da UFRGS. a programação de março e de abril está um escândalo de boa. melhor: nóis não vamo pagá nada!!! entrada franquíssima!!!
P.S. 2: quem quiser ainda ver o filme, não priemos cânico [é, na sala Redenção não eras mais] : a preços beeem modestos, pode-se assisti-lo no SindBancários, até o dia 12/03. confira aqui os dias e os horários.
:~~
2 pitacos:
já ia te perguntar se não íamos buscar o livro hoje, mas tu foi rápida!!
cocordo contigo, filme ótimo!
e quem quiser dar uma espiadela na biblioteca em frente ao cinebancários, estarei ali, sentadinha em minha mesa trabalhando ^^
*isso se ela já está ok das reformas....
Postar um comentário