sábado, 31 de outubro de 2009

dos balanços

Na praça
a criança
no balanço
voa.

Voa acima
Voa abaixo
de mim.

O abraço
das pernas
que laçam
a sombra

que sobe
que desce
em mim.

Meu braço
embala
o balanço
o abraço
que enlaça
a criança
que sonha
que ri.

================================

Conhecendo o céu,
sou incapaz de sentir a terra.

Caí do balanço
E sinto o chão: duro
doendo em minha cabeça.
Mas eu não vejo a terra.

Não.
O balanço caiu de mim
Está no chão impuro,
impróprio pra ele:
desconhece o papel
de levar quem queira
como eu
ao céu.

Balanço não pensa
Por isso passo pela praça
e peço-lhe:
"Leva-me daqui!
Consegue um traumatismo
mas não pra ti".

E dele tombam pessoas
que nele sentam - como eu -
predispostas à queda
sutil? veloz?
quando julgam abraçar
com pernas,
tocar o céu
ou o único que resta:
o ar.

Caio. E preciso de mais e mais
um cleck arrebentando
a corda
um estrondo partindo o assento
no chão da praça.

Mas o céu continua em mim.

3 pitacos:

marquito! disse...

a primeira parte é tão bela e meiga; quando terminei de ler, achei que o texto acabava ali mesmo. mas havia uma segunda parte: tristeza, angústia, frustração.

é um belo texto, mas ando meio triste. ando precisando ler sobre coisas mais alegres. o final, pelo menos, é esperançoso. apesar das quedas, é bom pensar que o céu continua na gente.

beijos mil.
saudades.

Edna Hornes disse...

Nossa, Carol, que lindo...

Teu poema parece transmitir, em cada "cena-sentimento", o caminho traçado pelo próprio balanço: começa lá em cima, no "céu", ... depois, embalado, se aproxima da terra e se obscurece. Tudo leva a crer que termina por aí... mas a última frase lança uma esperança-embalo:"Mas o céu continua em mim."

É, nada pode tirar o céu de você, Carol, porque você também é feita de nuvens...

Gostei muito do teu poema.

Beijo.

cintilante disse...

em mim, desabou. nem teve a decência de pedir "posso?"