sábado, 10 de abril de 2010

DIÁRIO DE DÓRIS REGINA NOGUEIRA


I

Hoje acordei antes do habitual... Os grilos, os pássaros, todos os animais noturnos - até os gatunos humanos, transeuntes, carnavalescos pelos becos arredores - o mundo era pólvora prestes a estourar. E era noite ainda, ela insistia em deitar seu negrume no dia que nada prometia; e eu fiquei em sua companhia fria. Enrolei-me na manta de pelúcia e fui aquecer meu café preto, perto de tudo que tão bem já conhecia. - Seria outro dia? (Dei a primeira mordida na bolacha de gergelim, dissolvi-a, já na boca, às sorvadas de café pelando: queimei a língua) - Acho que não deveria pensar nessas coisas... - Despertei mais cedo, talvez tenha tempo de dar um jeito nos cabelos-aparar os pentelhos-cortar as unhas dos pés-fazer a lista do mercado-listar um por um meus pecados-escovar o banheiro-vestir minha melhor roupa-molhar as plantinhas, tirá-las da rua-me jogar da sacada úmida-voltar a dormir-cair no mundo sem fundo, crua.

II

Cheguei tarde. Tomei banho... vi um mundo abandonado em volta de mim. 
Tenho vinte e oito anos e uma cabeça toda branca, branca de verdade mesmo, de cabelos que vão nascendo e crescendo selvagens sem que eu queira. Já não moro numa casa com varanda, pátio, não moro porque não sirvo pra dar jeito nessas coisas que simplesmente vão acontecendo, vão deteriorando, sujando, desbotando: tudo vai ficando muito muito feio. Tenho vinte e oito anos e o limo vai subindo pelos azulejos do meu banheiro, o pó toma conta das estantes, e eu? Eu não tenho ânimo, durmo. E durmo pra acordar e depois domir de novo. Por isso, tomo banho e deito. Não. Tomo banho, separo a roupa do dia seguinte, passo a roupa do dia seguinte, passo o café do dia seguinte, listo todas as coisas do dia seguinte. E deito, porque nada disso, na verdade, é do meu mundo.

3 pitacos:

Karen Raquel disse...

Fantástico =)

Sucedeu assim disse...

a-dorei. uma visão real-depressiva da vida. adorei adorei. as ambiguidades da primeira parte, fabuloso :)

Anônimo disse...

senti-me viajando pelo nebuloso da minha vida agora...
amei demais guria, demais.